Maratona Jurídica



Visa desenvolver uma disputa saudável, uma gincana entre os alunos de todos os períodos do curso de Direito do CUML.

 Para tanto, todas as salas serão divididas em grupos com cerca de 5 alunos cada, e a atividade será realizada em três etapa:

- 1ª etapa: primeira prova escrita (10 testes), que decidirá o melhor grupo da sala;
- 2ª etapa: segunda prova escrita (10 testes), que decidirá o melhor grupo do diurno e do noturno; e
- 3ª etapa: terceira prova, oral (10 testes) no auditório, e decidirá o melhor grupo do curso.

Os testes serão elaborados pelos docentes, de acordo com as disciplinas de cada período, e os alunos poderão consultar a legislação, doutrina e o caderno.


II Maratona Jurídica


Alunos do 3º período diurno vencem 2ª Maratona Jurídica do Curso de Direito


O Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, nos meses de abril e maio de 2016, a 2ª edição da Maratona Jurídica. O grupo composto por estudantes do 3º período da manhã venceu o concurso, que também contou com a participação de todas as turmas da graduação. A gincana educativa teve como objetivos incentivar a competitividade saudável entre os alunos e o desenvolvimento do ensino e da pesquisa. “Acredito que todos aproveitaram bastante para testar seus conhecimentos e até para se prepararem para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Também vale ressaltar todo o apoio dos professores, da equipe do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) e da editora RT (Revista dos Tribunais), que doou algumas obras para premiarmos os campeões”, avalia a coordenadora do curso, Carolina Assed.





Para Marcelo Augusto, do 3º período, participar da Maratona foi um grande incentivo para estudar e exercitar o trabalho em equipe. “É uma forma diferente, mais prática, de revermos o conteúdo já estudado, além de nos estimular a tirar dúvidas e folhear a legislação em busca da solução de um problema. Vencer é uma consequência, o melhor é ver que toda a dedicação valeu a pena”, afirma o estudante, que levou o 1º lugar ao lado dos alunos Carlos Alberto, Davi Pessoti, Leandro Carlos, Letícia da Costa e Letícia Progetti.





A etapa final da competição, realizada no dia 13 de maio, no Auditório Ilka de Moura Lacerda, reuniu três grupos de estudantes – um do período da manhã e dois do noturno –, que passaram pelas fases iniciais. Durante o exercício, os participantes responderam, em cinco minutos, cada uma das 10 questões do concurso. Entre as regras da Maratona constava que os futuros advogados poderiam consultar a legislação e solicitar a ajuda de um participante da plateia. Todas as perguntas foram elaboradas pelos docentes do Curso de Direito, de acordo com as matérias de cada semestre.




Comprometimento

Brayon Erik, do 7º período, destacou a oportunidade que a Maratona oferece para estimular a integração dos estudantes. “É muito interessante, pois reúne todos as turmas da graduação. É, ainda, uma atividade que intensifica os estudos, o que acaba influenciando na melhoria contínua do curso. A vitória do 3º período foi muito legal, pois agora eles terão um incentivo maior para enfrentar as próximas fases da vida acadêmica”, afirma o aluno, que venceu a última edição da gincana. Estreante no concurso, José Rafael, do 1º período, disse que a experiência foi positiva. “Formamos um grupo de estudo e nos encontrávamos a cada 15 dias. A intenção é continuar elevando a qualidade da aprendizagem e se empenhar ainda mais ainda para a próxima vez”, concluiu.






I Maratona Jurídica

Curso de Direito do Moura Lacerda promove etapa final da Maratona Jurídica

Atividade testou os conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos alunos e promoveu a integração; última disputa reuniu cinco grupos.






O curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, no dia 15 de maio de 2015, no Auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unidade I/Sede, a última etapa da I Maratona Jurídica. O evento é uma gincana recreativa e contou com a participação dos alunos de todos os períodos da graduação.

A ação reuniu cinco grupos de estudantes, três do período da manhã e dois do noturno, que passaram pelas fases iniciais. Durante o exercício, os estudantes tiveram a oportunidade de responder, em cinco minutos, cada uma das 10 questões do concurso. Entre as regras da Maratona constava que os futuros advogados poderiam consultar a legislação, a doutrina e as suas anotações pessoais durante a avaliação. As alternativas foram elaboradas pelos docentes, de acordo com as matérias de cada semestre.

A disputa foi acirrada e as equipes demonstraram preparação e dedicação. Todas competiram ponto a ponto e os vencedores foram os alunos Brayon Ferreira, Eliete Ferreira, Mirela Silveiro, Rodrigo de Almeida, Vandir Faleiros e Wilken Aguiar - discentes do quinto semestre do período da manhã e que foram presenteados com livros sobre Direito.
“Nós temos um grupo de estudos e nos encontramos todas as segundas-feiras, das 15h às 18h, na sala A27 da Instituição. Somos em seis pessoas e estamos juntos desde o primeiro semestre da graduação. Todos que disputaram a maratona são considerados campeões. Só tenho de agradecer aos professores que nos deram o respaldo para chegarmos até aqui. Vencer a concorrência significa o reconhecimento e a dedicação que tivemos em nosso aprendizado”, disse Ferreira.

Para a coordenadora da graduação Carolina Assed, a atividade conseguiu atingir o seu objetivo, que é o de promover a integração entre os alunos. “A competição foi aguçada entre os concorrentes. Mesmo assim, o clima de união esteve em todas as etapas. Os alunos merecem os nossos aplausos. Eles se empenharam bastante. Desenvolvemos a pesquisa e aplicamos os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática. No final, foi uma ideia inovadora”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário