Juris Simulados

Maio de 2016


Crime passional foi caso discutido durante júri simulado do Curso de Direito



Os estudantes do 5º ano do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda participaram, no dia 23 de maio, de um júri simulado como parte integrante da disciplina de Direito Processual Penal. A atividade, que lotou o Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, tratou do caso de “João da Silva”, acusado de atirar e matar um homem que teria mantido um caso com sua esposa. A ação objetiva explorar a compreensão da disciplina e o desenvolvimento da oratória dos alunos, que ficam envolvidos pelo êxito do exercício e pelas formas de atuação na carreira jurídica.




Todos os personagens de um júri estiveram representados, como setores de defesa, acusação, réu, vítima e juiz. “João da Silva” – acusado, além de homicídio, de porte ilegal de arma por manter um revólver em seu ambiente de trabalho – alegou ter cometido o crime apenas com a intenção de que o problema se resolvesse e a vítima não perturbasse mais sua esposa, que, durante a encenação, chorou diversas vezes e disse não reconhecer tais atitudes e comportamento de seu marido.



“O júri simulado foi concluído com êxito, cumprindo todas as etapas de uma audiência real e com as peças jurídicas bem representadas. O papel do docente foi o de coordenar a prática, delimitando o tempo para que cada grupo defendesse sua tese. Depois dos debates, o júri popular, escolhido entre os alunos da plateia, reuniu-se para decretar o veredito”, explicou a coordenadora da graduação, Carolina Assed. O professor Antônio Carlos de Oliveira, advogado atuante em Direto Processual Penal, foi responsável pela realização da simulação.





Maio de 2015







Maio de 2013 


JÚRI SIMULADO

TRIBUNAL DO JÚRI SIMULADO

CASO: HOMICÍDIO QUALIFICADO CONSUMADO



LOCAL: AUDITÓRIO ILKA DE MOURA LACERDA
DATA: 22 DE ABRIL ÀS 19H15

COORDENAÇÃO: PROF.º ANTÔNIO CARLOS OLIVEIRA

SERÃO ATIBUÍDAS 10 HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES






Maio de 2012



31/05/2012 - Juri Simulado apresentado pelos alunos do curso de Direito do CUML, sob a organização do professor Antônio Carlos Oliveira.