Palestras


MARÇO DE 2016

Direitos do consumidor e novas regras eleitorais foram temas de encontro para Publicidade e Direito

O Auditório Ilka de Moura Lacerda ficou lotado, no dia 16 de março, para o 5º Encontro “Os Direitos do Consumidor e a Publicidade”, promovido pelos cursos de Direito e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. A atividade contou com a participação de especialistas jurídicos e de comunicação, que discutiram o papel de cada um desses setores na elaboração e regulamentação de produtos e as novas definições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições municipais de 2016. Estudantes do Curso Tecnológico de Marketing também estiveram presentes.

A coordenadora de Publicidade, Carmen Justo, abriu o encontro e destacou as similaridades e o interesse comum de ambos os cursos pelo tema. “Os direitos do consumidor são um tema que envolve as atividades acadêmicas de ambos os cursos e, por isso, organizamos este encontro, para discutir de forma interdisciplinar assuntos relevantes ao tema, como é o caso da minirreforma e propaganda eleitoral”, disse. Carolina Assed, coordenadora do Curso de Direito, afirmou que esta oportunidade pode incrementar as pautas discutidas em sala de aula. “A troca de experiências entre as diferentes graduações e a busca por assuntos atuais são constantes no Moura Lacerda. Com a presença de especialistas, nossos estudantes se envolveram bastante”, comentou.
Propaganda eleitoral
O advogado Fábio Boleta iniciou o debate apresentando algumas regras, criadas pelo TSE, que já valerão para as eleições municipais de 2016 em todo o Brasil – entre elas a redução da publicidade visual em muros, novas definições para propagandas na televisão e proibição do financiamento político por parte de empresas. “O trabalho dos publicitários é o de criar, e o dos advogados, o de verificar o que pode e o que não deve ser veiculado. Momentos de integração, como o de hoje, são extremamente positivos para que o processo eleitoral aconteça da maneira mais transparente e favorável possível”, explicou. 

O consultor de Marketing Político Gustavo Castro, sócio da Versão BR, também compôs a mesa e apresentou sua experiência em campanhas eleitorais. “Somente a política pode transformar a sociedade, desde que limpa e cumprindo seu papel de representar os interesses do eleitor. O engajamento social é necessário e, para que aconteça, os problemas comuns do meio em que vivemos precisam estar em foco, e não negociatas entre partidos ou entidades”, disse.
Ascensão do mobile
Membro da APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda) e professor universitário, o jornalista Eduardo Soares apresentou estatísticas que comprovam uma mudança em como o brasileiro tem se relacionado com a internet. “As novas projeções indicam que, até abril deste ano, os acessos à grande rede pelo celular terão ultrapassado definitivamente aqueles feitos pelo desktop, o que é um grande marco. Antes de realizar uma compra, por exemplo, cerca de 86% dos interessados fazem buscas sobre o produto em páginas on-line, algo que, para o mundo da publicidade, tem um peso muito grande”, comentou.

Aluna do 9º período de Direito, Munique Cardoso participou do encontro, pela primeira vez, e afirmou que atividades que envolvem outros cursos enriquecem o conteúdo aprendido. “O convívio com outras áreas do conhecimento – mas que, de alguma forma, se relacionam com a nossa – é muito interessante, porque serão assuntos do meu dia a dia profissional”, disse. Lilian Rodrigues, do 3º período de Publicidade e Propaganda, também aprovou a ação. “Os direitos do consumidor precisam estar sempre em primeiro plano para que nossa atividade seja ética e cumpra seu papel. Os temas tratados abordaram de maneira muito rica esses aspectos”, concluiu.


MARÇO DE 2015
O 4º Encontro: Os Direitos do Consumidor e a Publicidade abordou a crise hídrica para as turmas de Direito e de Comunicação 


Os alunos dos cursos de Direito e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda participaram, na última quinta-feira (12/3), no auditório Ilka de Moura Lacerda (Unidade I/Sede), do 4º Encontro: Os Direitos do Consumidor e a Publicidade. O evento teve como tema “Crise Hídrica: Implicações para o Direito e a Comunicação”.

O evento foi promovido em parceria com as duas graduações e reuniu alunos e convidados com o propósito de discutir a escassez da água - assunto atual e cada dia mais relevante para a sociedade.

Nesta edição, o encontro contou com a participação da coordenadora da Agenda Ambiental do Moura Lacerda, Marisa Heredia, da advogada especialista em direito civil e penal e mestre em direitos coletivos pela Universidade de Coimbra, Portugal, Letícia Martins de Oliveira, do publicitário e redator de mídias digitais da Alta Communicazione, João Flávio de Almeida e do jornalista Josué Suzuki, diretor editorial do jornal A Cidade. O bate-papo foi mediado por Jaime Bulos, docente do curso de Direito.

“Eu acredito que como o jornal as universidades têm o papel de discutir todos os problemas da cidade e assim sair um pouco do seu universo e trazer para dentro da instituição todos as complicações da comunidade onde vivemos.É uma forma de exercer a cidadania e de preparar o aluno para o futuro profissional”, explica o palestrante Josué Suzuki.

Para a discente do nono semestre de Direito, o diálogo foi fundamental para qualquer área de graduação. “Conforme nós conversamos em sala de aula, é muito importante esta discussão. É onde estamos integrados para nos atualizarmos em temas relevantes, não só em Direito, mas em comunicação também”, afirma.

“É uma iniciativa fantástica. Estamos vivendo em um período muito critico e o debate é essencial para alunos e professores e proporciona uma mesa redonda interativa com profissionais de diferentes campos”, comenta a advogada convidada Leticia Martins de Oliveira.

Segundo a coordenadora da Agenda Ambiental do Moura Lacerda, professora Marisa Heredia, "a questão ambiental não pode ser vista individualmente, mas sim em turmas interdisciplinares. A união dos grupos é excelente. A questão do consumo é um grande problema dos recursos naturais em turmas interdisciplinares. A união dos grupos é excelente. A questão do consumo é um grande problema dos recursos naturais, afinal eles estão sendo exauridos muito mais rapidamente do que eles podem ser repostos”, explica.

“A organização deste evento é muito relevante. Tudo o que foi dito tem relação com a questão da educação, com o despertar para a responsabilidade. Como advogados e comunicadores temos de mostrar qual é o papel individual de cada um e mudarmos a forma de consumirmos água”, destaca o publicitário. João Flávio de Almeida.


Para a coordenadora do evento e do curso de Publicidade e Propaganda, Carmen Justo, a atividade superou todas as expectativas. “Um dos nossos objetivos é o de fomentar discussões em que muitas vezes em sala de aula não temos a oportunidade de ampliar o tema porque faltam os outros lados, pensamentos e pontos de vista daquela área especifica”, analisa. “A reunião favoreceu a ampliação da discussão. A semente foi lançada. Os resultados práticos nós teremos com o amadurecimento das ideias aqui colocadas por cada um de nós”, conclui.


Abril de 2014

Palestra sobre Peticionamento Eletrônico


Com o tema “Peticionamento Eletrônico”, uma das palestras contou a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Domingos Assad Stocco, que dialogou com os alunos do curso de Direito do Centro Universitário, na quinta-feira (24/04).

O Centro Universitário Moura Lacerda contemplou os alunos do curso de Direito com palestras sobre o “Peticionamento Eletrônico”. A primeira palestra ocorreu na quarta-feira (16/04), proferida pelo advogado Dr. Glauco Polachini Gonçalves, que contou com a presença de alunos, docentes, componentes das comissões da 12ª subseção da Ordem dos Advogados do brasil (OAB) de Ribeirão Preto e coordenação do curso de Direito, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na Unid. I/Sede. A segunda palestra, contou com a participação especial do presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto, Domingos Assad Stocco, acompanhado das comissões “OAB vai à Faculdade” e “do Jovem Advogado”, e foi realizada na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na quinta-feira (24/04).

Durante o encontro, Domingos Stocco argumentou sobre as missões da Ordem dos Advogados do Brasil, a necessidade do constante preparo técnico do profissional da advocacia e também destacou a importância de um relacionamento mais próximo com a instituição. “Nós precisamos desmistificar a OAB e este projeto nas faculdades é fundamental. Eu trouxe uma palavra de incentivo e tenho certeza de que vocês acertaram na escolha do curso. Acreditem em vocês e não se permitam um minuto sem estudar”, explanou.

Em seguida, os participantes ouviram sobre a função das comissões do órgão e puderam visualizar as principais ferramentas práticas do funcionamento do peticionamento eletrônico, as vantagens da modificação do sistema físico para o virtual, como por exemplo, a diminuição do consumo de papel, de impressões e de fotocópias, os descolamentos ao Fórum, o acesso imediato aos autos, e entre outros.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Soraia Achicar, essa atualização integra uma nova realidade. “Os processos como nos os conhecemos tendem a desaparecer. A graduação em Direito do Moura Lacerda está em sintonia com o que o mercado de trabalho exige. No nosso Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), os estagiários já utilizam o peticionamento eletrônico”, explicou. 












Palestra sobre: “Prática penal no dia a dia”
Palestrante: Luiz Carlos Bento 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Soraia Achicar, a Instituição contempla os seus alunos com docentes experientes e capacitados, sendo que, os eventos que são organizados dentro da estrutura curricular da graduação têm o objetivo de colaborar com o aperfeiçoamento do aprendizado. “O Moura Lacerda sempre traz novidades com a finalidade de proporcionar um ambiente favorável para a discussão dos assuntos que são de interesse do Direito. Os palestrantes configuram como uma oportunidade para que os estudantes ampliem os seus conhecimentos”, explica.



O 3º Encontro: “A Publicidade e os Direitos do Consumidor” abordou a relação do tema com as ações online e a aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil

Os cursos de Direito e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda contemplaram os seus estudantes com uma palestra sobre o Direito do Consumidor e o Marketing Digital durante o 3º Encontro: “A Publicidade e os Direitos do Consumidor”. O seminário foi realizado na Unidade I/Sede, no auditório Ilka de Moura Lacerda, na terça-feira (22/04). A reunião contou com a presença de especialistas nas respectivas áreas e alcançou a capacidade máxima de participantes no espaço de eventos. 
Foram convidados os profissionais Felipe Mendes, publicitário da agência Rebellion Comunicação e o advogado Luciano de Camargo Penteado, professor doutor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Os discentes acompanharam por meio de relatos as experiências do mercado de trabalho dos expositores. “Foi um casamento perfeito entre as matérias e reforçou a necessidade do saber sobre as leis no universo publicitário”, destacou o estudante Washington Ricardo, do primeiro ano de Publicidade e Propaganda.
Segundo o publicitário Felipe Mendes, o consumidor dos dias de hoje aguarda pela humanização das marcas. “Atualmente, o cidadão, em algumas situações, reclama e solicita os seus direitos através da internet e está sempre muito bem informado”, afirmou.
Já o advogado Luciano de Camargo Penteado, entre outros assuntos, explicou sobre a privacidade dos dados financeiros que ficam armazenados nas redes online, as suas implicações e os seus riscos. “Sem dúvida alguma, a marca é o principal valor de uma empresa”, disse.
A aluna do quarto ano de Direito, Ravena de Oliveira Tosta, anotou cada detalhe do debate. “Estou gostando muito porque os assuntos se completam e a dinâmica do diálogo é interessante”, ressaltou.



Coordenadora do curso de Direito, Carolina Assed com o advogado Luciano de Camargo Penteado, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Carmen Justo e o publicitário Felipe Mendes, durante o 3º Encontro: A Publicidade e os Direitos do Consumidor


Palestra 17/04/2013: “Temas da atualidade: a união homoafetiva e a guarda afetiva, sob a ótica do Direito”


A palestra ‘Temas da atualidade: a união homoafetiva e a guarda afetiva, sob a ótica do Direito’ propôs uma reflexão aprofundada acerca do casamento homossexual e novos direito sobre guarda de crianças.
A palestra realizada no auditório Ilka de Moura Lacerda, no Moura Lacerda, abriu espaço para reflexões e discussões sobre novos conceitos familiares a partir do assunto em questão.

PALESTRANTES:

PAULO ROBERTO IOTTI VECCHIATTI.
Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino/Bauru. Especialista em Direito Constitucional pela PUC/SP e em Direito da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo.

RODRIGO ALFREDO TRINDADE
Advogado com forte atuação em Direito de Família. Conseguiu obter em Ribeirão Preto a primeira decisão de guarda afetiva.









Curso de Direito inaugura Setor de Mediação do Núcleo de Práticas Jurídicas


A Instituição Universitária Moura Lacerda, inaugurou o Setor de Mediação. A solenidade aconteceu no auditório Ilka de Moura Lacerda e contou com estudantes do curso de Direito, além de advogados, juízes e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão Preto.O Setor de Mediação funcionará em conjunto com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Juizado Especial Cível (JEC) e tem como objetivo oferecer à população carente uma eficiente ferramenta de resolução de casos primários por meio de acordos que se forem resolvidos no local não precisam passar pela Justiça, desafogando os serviços do Fórum.






Março de 2013



Palestra proferida pela advogada, Dra. Sandra Maria da Silva

Tema: Alienação Parental








Março/12

Foi realizada no dia 29/03/2012 a Palestra "A Advocacia e Suas Tendências" com expositor Dr Cid Antônio Velludo Salvador - Advogado, especialista em Direito Civil, , Comercial e Penal, Conselho Secional e ex-Presidente da 12ª Subseção - Ribeirão Preto da OAB/SP


Os Direitos do Consumidor e a Publicidade






Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor celebrado sempre em 15 de março o Curso de Propaganda e Publicidade convidou os alunos do curso de Direito para a Palestra realizada no dia20/03/12 com os inlustres palestrantes Alessandro Hirata e Paulo Gomes de Oliveira Filho.






Palestrante Alessandro Hirata, Coordenadora do Curso de Direito Carolina Assed Ferreira, Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganbda Carmem Justo e o Palestrante Paulo Gomes de Oliveira Filho.





Outubro/11

Palestra proferida pelo professor Doutor em Direito Benedito Cerezzo Pereira Filho
Atualmente é professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e compõe a comissão de juristas responsável pela elaboração e acompanhamento do Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil.

Tema: Da Comissão da Reforma do CPC: visão de um de seus Membros.

Dia 03 de outubro de 2011 às 19h15.


Palestra proferida pelo professor Mestre em Direito Aluíso Iunes Monti Ruggeri Ré, Defensor Público do Estado em Ribeirão Preto.

Tema: Direito à Moradia: esferas internacional, constitucional infraconstitucional.
Dia 27 de outubro de 2011 às 19h30.

Palestra proferida pelo Doutor Edson G. de Souza, delegado de Polícia Federal.

Tema: Crimes na Internet.
Dia 27 de outubro de 2011 às 20h20.
Realização: Escritório da Cidadania e Justiça.
Apoio: Curso de Direito/NPJ




O delegado da Polícia Federal, Edson Geraldo Souza, ministra palestra para os alunos do curso de Direito






O defensor público, Aloísio Nunes Ré durante palestra para os alunos do curso de Direito




Novembro/11


PALESTRA DIA 23.11.11 - EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: ASPECTOS JURÍDICOS E CIENTÍFICOS











 










Nenhum comentário:

Postar um comentário